Conselheiros Substitutos Andréa Siqueira Martins e Marcelo Verdini Maia tomam posse, respectivamente, como Ouvidora e Presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
17 de janeiro de 2025
Na manhã da última quarta-feira, 8 de janeiro, a sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) foi palco de uma importante cerimônia de posse. Ao lado do Presidente Márcio Pacheco, do Vice-Presidente José Maurício de Lima Nolasco e do Corregedor Geral Rodrigo Melo do Nascimento, a Conselheira Substituta Andréa Siqueira Martins foi nomeada Ouvidora e o Conselheiro Substituto Marcelo Verdini Maia assumiu a presidência do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.
A cerimônia foi marcada por uma Sessão Solene que contou com a posse do com a presença de autoridades, servidores e convidados.
Conselheira Andréa Siqueira Martins como Ouvidora
Andréa Siqueira Martins, conta uma trajetória de dedicação e compromisso com o controle externo. É Conselheira Substituta no TCE/RJ desde 2016. Antes disso, atuou como Auditora de Controle Externo do TCE/RJ e, no TJE/RJ exerceu os cargos de Oficial de Justiça Avaliador, Analista do Judiciário e Técnica Judiciário Juramentado. É, ainda, Vice-Presidente Jurídico Institucional da Audicon (biênio 2024-2025).
A respeito do nova missão assumida, a Conselheira Substituta declarou à Audicon:
“Agradeço imensamente a confiança depositada em mim pelos meus pares, notadamente pelo Presidente, por ter me indicado como Ouvidora. Espero conseguir atender às expectativas dos membros deste Tribunal e do Corpo de servidores na condução dos meus trabalhos na Ouvidoria, sempre imbuída do espírito de trazer inovações que tornem a Ouvidoria do TCE-RJ mais próxima dos demais órgãos de controle e da sociedade”.
Marcelo Verdini Maia à frente da Presidência do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão.
Marcelo Verdini Maia, por sua vez, assume a presidência do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de capacitação e aperfeiçoamento da gestão pública. É Conselheiro Substituto no TCE/RJ desde 2016, além de professor e autor de livros e artigos. Atou no Analista do Banco Central do Brasil na Receita Federal do Brasil na Secretaria Federal de Controle.
Em sua fala à Audicon, o Conselheiro declarou:
“É com imensa honra que recebo a oportunidade de assumir a presidência do Conselho Superior da Escola de Contas do TCE/RJ, um espaço essencial e de excelência na formação de servidores e jurisdicionados e no fortalecimento do controle externo. Agradeço profundamente a confiança depositada em mim pelo Conselheiro Presidente Márcio Pacheco”.
Compromisso com a Transparência e Eficiência
A posse de Andréa Siqueira Martins e Marcelo Verdini Maia, juntamente com os demais integrantes da mesa diretora, representa um fortalecimento do compromisso do Tribunal de Contas com a transparência, a capacitação profissional e a melhoria da gestão pública no Estado do Rio de Janeiro. Ambos têm demonstrado ao longo de suas trajetórias no TCE-RJ um profundo compromisso com a ética, a responsabilidade e a promoção do bem comum.
Com essa nova mesa diretora, o Tribunal promete dar continuidade ao trabalho de excelência que tem sido uma marca no controle externo do Estado.