Congresso dos Tribunais de Contas ocorre com sucesso no TCE-GO
Ocorreu de 21 a 24 de novembro o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas, tendo como anfitrião o Tribunal de Contas do Estado de Goiás. A Audicon foi parceira do evento.
O Congresso foi aberto com Palestra Magna do escritor moçambicano Mia Couto, premiado internacionalmente, com uma abordagem sobre sua visão sobre o atual momento de transformação do Brasil e sua crença no avanço da democracia e da tolerância entre os povos.
O evento marca a proximidade do fim da gestão do atual Presidente da Atricon, Conselheiro Valdecir Pascoal, do TCE-PE. Para sua sucessão foi eleito o Conselheiro Fábio Nogueira, que presidirá a entidade a partir de fevereiro / 2018.
Já a AUDICON também realizou sua Assembleia e teve eleita sua nova Diretoria, tendo a continuidade na posição de Presidente do Ministro Substituto do TCU, Marcos Bemquerer, reeleito por aclamação. A proposta é prosseguir com continuidade administrativa e fortalecer o papel técnico e de relação com a sociedade por parte da organização.
A Palestra final do evento esteve a cargo do Professor Leandro Karnal, tendo como tema o desafio da ética no mundo contemporâneo e em particular no Brasil. Ele fez uma narrativa sobre a importância da Operação Lava Jato, nos novos critérios de rigor de fiscalização e probidade pública pelos quais o Brasil passa, acreditando em mudança para melhor. Enfatizou o papel de relevância ser cumprido pelos Tribunais de Contas.
Os debates e palestras do Congresso estiveram circundando os temas do aumento da transparência, da visão de um Tribunal de Contas a serviço da cidadania, da necessidade de avanços para estas instituições no caminho de entregarem mais produtividade e mais visão técnica para melhores escolhas de políticas públicas.
Veja abaixo algumas fotos do evento:
Clique aqui e assista Depoimentos e Opiniões captadas durante o Congresso;